Veículos de passeio da multinacional estão presentes em mais de 54 países. No Brasil, modelo BYD Song já é o híbrido plug-in mais vendido em 2023. Veja os diferenciais da marca! Bateria dos modelos BYD são mais seguras, duráveis e eficientes
Divulgação BYD
A sigla BYD, que significa Build Your Dreams ou Construa seus Sonhos, na tradução para o português, traduz o que é a greentech chinesa que revolucionou o mercado dos veículos elétricos em todo mundo e que é um caso de sucesso absoluto no Brasil, aclamada pela imprensa e pela opinião pública.
Fundada em 1995 pelo químico Wang Chuanfu, a BYD é hoje a maior produtora de carros elétricos do mundo e, com motor elétrico que não emite poluentes, leva seus modelos tecnológicos para circularem em mais de 54 países, contribuindo para melhorar a qualidade do ar e de vida das pessoas.
Mais silenciosos, econômicos e, principalmente, sustentáveis, os veículos elétricos são o futuro da mobilidade mundial e contribuem para a grande missão da greentech de ajudar a reduzir em 1°C a temperatura do planeta.
Especialista em mobilidade elétrica, energia limpa e tecnologia, a BYD é muito mais que uma montadora de carros, a greentech é uma potência global de inovação tecnológica, protagonista na transição da eletrificação no transporte em escala global e responsável por transformar a visão da indústria da energia e da mobilidade no Brasil e no resto do planeta.
Bateria Blade revolucionou o mercado
Uma das invenções da marca se tornou seu grande diferencial. Graças ao desenvolvimento da bateria Blade, foi possível proporcionar o carregamento mais rápido dos carros (carga de 30% a 80% em apenas 30 minutos) e ter veículos com mais autonomia e potência.
Com uma tecnologia própria e disruptiva, à base de lítio, a bateria Blade é campeã de durabilidade e integra modelos como o BYD Dolphin, veículo elétrico mais vendido em 2023 no Brasil. Cada célula é uma lâmina e a bateria “laminada” tem também função estrutural no carro, auxiliando na eficiência da construção do modelo, no peso e na estabilidade ao dirigir. Essas lâminas são alocadas de maneira transversal na bateria, dispensando o uso dos tradicionais módulos. Essa configuração permite que seja instalado até 50% mais células por um valor 35% menor.
BYD Dolphin, eleito carro do ano pela AutoEsporte
Divulgação BYD
A bateria Blade é projetada para durar mais de 1 milhão de quilômetros e está presente em todos os modelos da greentech, independentemente do valor do veículo. Submetida a diversos testes de segurança, a criação da BYD se manteve intacta até mesmo no super-teste de resistência, quando um caminhão de 46 toneladas passou sobre um pacote de baterias alinhadas. Não houve vazamento, deformação ou fumaça. Além disso, no teste de perfuração, a Blade permaneceu segura mesmo após dano, enquanto modelos de outras marcas explodiram. O sucesso é tanto que outras montadoras utilizam a Blade em seus carros eletrificados.
Além da Blade, a BYD contribuiu para outros avanços tecnológicos no setor, como o Sistema Super Híbrido DM-i, a e-Platform 3.0, a Tecnologia CTB e o Sistema de Controle de Carroceria Inteligente DiSus.
Brasil terá três fábricas da BYD, as primeiras fora da Ásia
A multinacional já alcançou a marca de 6 milhões de veículos de energia limpa produzidos e se tornou a primeira montadora do mundo a alcançar esse marco. No Brasil, além do BYD Dolphin e Dolphin Plus, também são comercializados os veículos elétricos BYD Tan, BYD Han, BYD Yuan Plus e BYD Seal. A linha de motores híbridos tem o SUV BYD Song Plus DM-i.
E é na Bahia que um próximo passo da produção será dado para ampliar ainda mais o compromisso da empresa com o povo brasileiro, fincando pé no mercado nacional com soluções de mobilidade limpa. A cidade industrial de Camaçari, a 50 quilômetros de distância de Salvador, terá o maior polo industrial da BYD fora da China e se tornará um dos mais modernos complexos industriais da América Latina, que vai gerar 5 mil empregos.
No município, serão instaladas três fábricas da BYD que irão produzir chassis de ônibus, caminhões elétricos, veículos de passeio elétricos e híbridos, e processar lítio e ferro fosfato. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o início de 2025, com capacidade instalada próxima dos 150 mil veículos por ano durante a primeira fase de implantação.
Focada em sempre inovar, a empresa que tem uma equipe de mais de 90 mil engenheiros traz também um Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, que ficará sediado na capital baiana. Uma das maiores missões será desenvolver as tecnologias próprias de um motor híbrido-flex, para combinar o etanol brasileiro, ecológico, com o eficiente e limpo motor elétrico da BYD.
A preocupação com as mudanças climáticas e o congestionamento nas cidades fizeram a greentech chinesa sonhar em gerar energia limpa a partir do sol com painéis e módulos solares, eletrificar a rede, criar soluções de transporte privado e público eletrificados, diminuindo a poluição sonora e do ar das cidades e, desta maneira, impactando de maneira positiva e diretamente a vida das pessoas no mundo.