Montadora anunciou em janeiro um investimento de R$ 7 bilhões em todas as fábricas no Brasil. Fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP)
divulgação/GM
A GM, grupo americano responsável por marcas como a Chevrolet, anunciou nesta quarta-feira (4) que destinará R$ 5,5 bilhões em investimentos para modernização de suas fábricas em São Paulo. Também foi anunciado o desenvolvimento do primeiro veículo híbrido flex da marca no mundo.
A montadora tem duas fábricas no estado de São Paulo, em São Caetano do Sul e em São José dos Campos, além de um polo de componentes em Mogi das Cruzes. O aporte trará novas tecnologias para as unidades fabris, que devem abrigar a inovação de motor anunciada nesta quarta.
Como o g1 mostrou em março, boa parte dos R$ 125 bilhões anunciados em investimentos pelas montadoras que atuam no Brasil tem como prioridade a criação de tecnologias de veículos híbridos movidos tanto a gasolina como a etanol.
Os carros híbridos acabam sendo mais vantajosos no Brasil porque têm preços mais competitivos, e aqueles que usam etanol desfrutam de combustível que emite menos gás carbônico e é abundante no país.
A GM não divulgou as especificações do lançamento, que está previsto para 2025. O que se sabe é que a marca adotará o sistema flex tanto para modelos híbridos leves (MHEV) como para o híbrido plug-in (PHEV).
Vale lembrar:
Os híbridos leves usam baterias de 48V e alternador maior com um apoio ao motor a combustão. Como o combustível trabalha apenas na tração das rodas, há uma leve redução do consumo.
Os híbridos plug-in usam o sistema elétrico também para tração nas rodas, o que oferece maior economia de combustível.
O desenvolvimento dos novos motores acontecerá no Brasil, na fábrica da GM em Joinville (SC) e o primeiro sistema a ser lançado será o híbrido leve — o híbrido pleno deve chegar alguns meses depois. Não há, portanto, importação dos componentes para as motorizações eletrificadas.
A GM também não revelou qual fábrica abrigará a produção dos carros híbridos.
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Fábrica da GM em São Caetano do Sul (SP)
GM investe em todas as fábricas do Brasil
Os R$ 5,5 bilhões em investimentos encaminhados para São Paulo fazem parte do pacote de R$ 7 bilhões anunciado pela montadora em janeiro deste ano, para todas as cinco fábricas no Brasil. Meses antes, a empresa havia realizado um programa de demissão voluntária para mais de 1 mil funcionários no estado.
Na época, a montadora destacou que o investimento tem foco em mobilidade sustentável, abrange a renovação completa do portfólio de veículos e o desenvolvimento de tecnologias para o mercado local, além da criação de novos negócios.
O evento de detalhamento dos investimentos em São Paulo nesta quarta reuniu autoridades locais, representantes de sindicatos e políticos. O governador de SP, Tarcisio de Freitas (Republicanos), exaltou o investimento nas fábricas de São Paulo.
“Quando a indústria automobilística é pressionada, ela responde. Na crise do petróleo, o Brasil foi o primeiro a ter o álcool e agora vamos caminhar em outra direção para rever as plataformas”, disse o governador.
“A gente pode pensar no hidrogênio, a partir do etanol e aproveitar a estrutura que já temos no estado. Também aproveitamos o híbrido e o elétrico que produzidos aqui, gerando emprego aqui em São Caetano do Sul e São José dos Campos”, complementou.
O anúncio de que um híbrido flex em São Paulo marca o primeiro projeto de produção de um veículos eletrificado em solo nacional. As montadoras que atuam no país começaram a se mexer conforme cresceu a entrada feroz de competidoras chinesas no país, como BYD e GWM.
“Temos competição com os chineses em todos os mercados e acreditamos que temos no Brasil a tecnologia para atrair os atuais e novos clientes. Nossa confiança que temos por aqui está na história, no portfólio com tantas opções e que atende ao público”, comentou Roy Harvey, vice-presidente executivo e presidente GM Mercados Globais.
A fábrica de São Caetano do Sul (SP) é a mais antiga do grupo no país: inaugurada em 1930, ela completa 95 anos em breve. Hoje, a planta abriga a produção da picape Montana, do SUV compacto Tracker e da minivan Spin.
Em São José dos Campos (SP) ficam a produção da picape S10 e a SUV grande Trailblazer. Há também uma planta em Mogi das Cruzes, focada em componentes.
Fora do estado, ficam a planta de Joinville (SC), onde será desenvolvido o motor híbrido flex como fruto de investimento de R$ 300 milhões (parte do aporte de R$ 7 bi anunciado em janeiro), e a de Gravataí (RS). Em julho, a GM já anunciou que destinará R$ 1,2 bilhão do pacote de investimentos para a fábrica gaúcha.
De lá, saem o hatch Onix e sedã Onix Plus. Com o novo dinheiro, a montadora confirmou a produção de um carro inédito, com lançamento previsto para 2026.
O modelo é mantido em segredo, mas o mercado acredita que se tratará de um novo SUV, para rivalizar com nomes de peso como Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse.
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