SUV compacto ocupa uma faixa de preço entre o Dolphin Plus e o Yuan Plus. Montadora quer incomodar versões topo de linha de Hyundai Creta, VW T-Cross e até os eletrificados mais caros, como Toyota Corolla Cross Hybrid. BYD Yuan Pro é o menor SUV da marca e chega por R$ 182.800.
Divulgação/BYD
A BYD lançou nesta quinta-feira (5) o seu mais novo SUV elétrico, o Yuan Pro. O carro chega ao país por R$ 182.800, para preencher a lacuna de preço existente entre o Dolphin Plus e o Yuan Plus.
O Yuan Pro vem em versão única, e o preço de lançamento será praticado até 10 de setembro. Ele é o SUV elétrico mais barato do Brasil.
As versões de veículos da BYD seguem a esta lógica: a Pro costuma ser um veículo menor e mais barato, enquanto a Plus serve para os maiores, mais requintados e potentes.
Na família Yuan, o primeiro a chegar ao país foi o Plus, que tem uma diferença considerável de porte. Ele bate de frente com SUVs médios, casos de Toyota Corolla Cross e Jeep Compass. Já o Yuan Pro chega para rivalizar em medidas com Hyundai Creta e companhia.
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Onde o Yuan Pro se encaixa?
Considerando a gama de veículos elétricos da marca chinesa disponíveis por aqui, faz sentido a inserção do Yuan Pro. Entre a versão topo de linha do hatch Dolphin Plus e o valor do SUV Yuan Plus havia uma distância de R$ 51 mil.
Após o reajuste do preço de lançamento, o Yuan Pro vai trabalhar para o público nesta faixa, abaixo dos R$ 200 mil.
BYD Yuan Pro tem luzes de LED também na traseira. Porta-malas é de apenas 265 litros
Divulgação | BYD
É um intervalo competitivo, com campeões de venda entre SUVs compactos e versões intermediárias dos utilitários de porte médio.
O Volkswagen T-Cross Highline, por exemplo, custa R$ 180.690. O Hyundai Creta Ultimate 2.0, R$ 187.890. Já o Toyota Corolla Cross XRV Hybrid, um eletrificado, sai por R$ 202.690.
Veja abaixo a faixa de preços em que o Yuan Pro se coloca:
VW T-Cross Highline: R$ 180.690
BYD Yuan Pro: R$ 182.800
BYD Dolphin Plus: R$ 184.800
Hyundai Creta Ultimate: R$ 187.890
Jeep Compass Longitude: R$ 200.990
Toyota Corolla Cross XRV Hybrid: R$ 202.690
BYD Yuan Plus: R$ 235.800
Dimensões
Com 4,31 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,67 m de altura e 2,62 m de distância entre-eixos, o Yuan Pro é 14 cm mais curto, 4 cm mais estreito, 6 cm mais alto e tem entre-eixos 10 cm menor que o Yuan Plus.
BYD Yuan Plus e BYD Yuan Pro são os dois elétricos da marca chinesa, com dimensões bem diferentes
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Desta forma, as medidas são muito semelhantes ao do SUV da Hyundai, o Creta, que tem 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura, 1,62 m de altura e 2,61 m de entre-eixos.
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Na frente, faróis afilados são acompanhados de luzes diurnas de LED que contornam a parte inferior da peça. No centro da grade, o logo da fabricante aparece sob um fundo black piano, de plástico e bastante brilhante. Logo abaixo, um aplique plástico prateado separa a porção superior da grade inferior.
Confira mais detalhes do BYD Yuan Pro
Abaixo, duas entradas de ar em formato trapezoidal são contornadas por um elemento de design que tem a mesma cor da carroceria. E ao lado, nas extremidades do para-choque, surgem duas entradas de ar que dão um ar de esportividade para o veículo.
Na lateral, chama a atenção o desenho da porta, que tem um ângulo praticamente igual ao do Hyundai Creta, lembrando bastante o utilitário da marca coreana quando visto de perfil.
O recorte das portas dianterias de Hyundai Creta e Yuan Pro são similares
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Já na traseira, a comparação com o CAOA Chery Tiggo 8 é inevitável. O formato, posição do logo e também desenho da tampa traseira são inegavelmente similares. O desenho interno das lanternas, por outro lado, tem um estilo único, fazendo referência ao estilo “tribal” que já é característico da marca, como é possível ver no Dolphin.
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Bagageiro, o calcanhar de Aquiles do Yuan Pro
Quem pensa em comprar um SUV, normalmente está à procura de uma posição mais alta de dirigir, um espaço interno generoso e um bagageiro decente. As duas primeiras características estão presentes no Yuan Pro, mas a última nem tanto.
O bagageiro do Yuan Pro é menor que o do Dolphin. A litragem é inferior também à do Creta e do Corolla Cross, por exemplo.
Confira abaixo:
Yuan Pro: 265 litros;
Yuan Plus: 312 litros;
Dolphin Plus: 345 litros;
Hyundai Creta: 422 litros;
Toyota Corolla Cross Hybrid: 440 litros.
Elétrico para a cidade
O Yuan Pro possui bateria de 45 kWh, uma capacidade mediana. O Dolphin Plus e o Yuan Plus são equipados com bateria de 60 kWH. Assim, a autonomia e desempenho do Yuan Pro é pior do que os outros dois carros da BYD.
Com sua bateria, o Yuan Pro oferece apenas 250 quilômetros de autonomia. Yuan Plus e Dolphin Plus entregam, respectivamente, 294 km e 330 km. Com um alcance menor que os rivais, é possível que o Yuan Pro se mostre um veículo mais apto para trechos urbanos do que rodoviários.
Com proposta híbrida, ou seja, unindo eletricidade com um motor a combustão, o Toyota Corolla Cross XRV tem autonomia de 637 km. Apesar de não ser 100% elétrico, o SUV da marca japonesa tem a vantagem de ser flex.
Quanto ao desemprenho, o Yuan Pro tem 177 cv de potência e 29 kgfm de torque. O Yuan Plus e o Dolphin Plus disponibilizam 204 cv e 31 kgfm.

De acordo com dados informados pela montadora, o carro acelera de 0 a 100 km/h em apenas 7,9 segundos e a velocidade máxima é de 160 km/h. O Dolphin Plus cumpre a mesma prova até os 100 km/h em 7 segundos.
Em corrente alternada de 220V, o BYD Yuan Pro carrega em até 6,6 horas. Já nos carregadores rápidos, é possível carregar até 80% da bateria em uma hora.
Cabine de bom-gosto
A cabine do Yuan Pro tem acabamento e equipamentos na medida certa. Não é minimalista ao extremo, como os elétricos da Tesla, e também não é cheia de botões como os Jeep e Toyota.
O acabamento das portas e painel não possuem rebarbas e os bancos, que possuem comando elétrico para motorista e passageiro da dianteira, são confortáveis e encaixam bem o corpo de uma pessoa de tamanho médio. O baú, que compõe o apoio de braço no console central, é grande, mas não tem tomada USB para carregamento de celular.
Para esta função, o carro é equipado com duas entradas USB na dianteira, na parte de baixo, compondo um console central de dois níveis. Nesse nicho existe uma entrada USB e outra USB-C, além de uma tomadinha tradicional de 12V. Na parte superior deste mesmo console, há o carregador por indução.
E quem vai atrás também conta com uma tomada USB e outra USB-C. A única coisa que faltou, para aumentar o conforto climático de quem vai no banco traseiro, foi uma saída de ar-condicionado.
O Yuan Pro vendido na China não tem apoio de braço central no banco traseiro. Aqui, o apoio de braço vem ainda com dois porta-copos. Mas o Yuan Pro chinês vem equipado com teto-solar panorâmico, com vidro fixo.
Uma característica marca todos os carros da BYD: a tela multimídia que pode ficar posicionadas tanto na vertical quanto na horizontal. Na vertical, ela só funciona se o Android Auto ou Apple CarPlay não estiverem conectados. Caso contrário, ela fica na posição tradicional. O tamanho da tela é aquele que já se tornou habitual nos carros da marca: 12,8 polegadas.
A vantagem do Yuan Pro frente ao Yuan Plus é possuir um painel de instrumentos de 8,8 polegadas, bem mais harmonioso com a cabine e com informações mais claras. O do Yuan Plus é de apenas 5 polegadas.
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Apesar de tudo isso, a BYD deixou de fora da lista de equipamentos do Yuan Pro tecnologias mais avançadas de assistência ao motorista. O SUV vem equipado apenas com piloto automático, controle de estabilidade e tração, câmera de ré, câmera 360º e assistência de partida em rampa.
Não há piloto automático adaptativo, sistema de monitoramento em faixas e frenagem autônoma de emergência.
Além dos já citados, estão entre os equipamentos mais relevantes:
Acendimento automático dos faróis;
Volante multifuncional;
Banco de couro;
Iluminação interna multicolor;
Direção com assistência elétrica;
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro;
Chave presencial;
Ajuste de altura e distância do volante.
Sem surpreender em termos de equipamentos, nem em autonomia ou desempenho, o Yuan Pro acaba se mostrando uma opção para quem faz questão de ter um SUV elétrico e não pode (ou não quer) pagar mais de R$ 200 mil.
Se uma posição mais alta para dirigir não for uma prioridade, a opção mais barata e racional é o Dolphin, que tem mais espaço para bagagem e autonomia que o Yuan Pro.