Novo motor deixa o modelo bem mais potente e gostoso de rodar. Essa é a aposta da marca para convencer o comprador a olhar de novo para o compacto, que amarga uma 26ª posição na lista de mais vendidos do Brasil. Citroën C3 You!
André Fogaça/g1
O Citroën C3 You! representa uma aposta importante da montadora francesa: ter o carro com motor 1.0 turbo mais barato do Brasil para revitalizar as vendas de seu compacto de entrada.
Dados de emplacamentos de veículos novos da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) mostram que o C3, em todas as versões, está em uma modesta 26ª posição entre os mais vendidos do Brasil até julho deste ano. Foram 12.242 unidades até aqui.
A briga é complicada. O C3 briga com o Volkswagen Polo, o carro mais vendido do Brasil, além de outros dois “top 3”, o Chevrolet Onix e o Hyundai HB20. Veja a lista abaixo.
1º lugar: Volkswagen Polo, com 70.405 emplacamentos;
2º lugar: Chevrolet Onix, com 51.026 emplacamentos;
3º lugar: Hyundai HB20, com 49.924 emplacamentos;
26º lugar: Citroën C3, com 12.242 emplacamentos;
27º lugar: Peugeot 208, com 12.241 emplacamentos.
Com a nova versão turbo, a Citroën quer colocar uma pulga atrás da orelha de um potencial comprador. Vale a pena esticar um pouco o orçamento em busca de um veículo de entrada com mais força para ultrapassagens e retomadas?
O g1 foi até Lagoa Santa (MG) para conhecer o lançamento, elencar pontos fortes e fracos, e ajudar o leitor a tomar sua decisão.
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Briga de preços
O maior trunfo do novo C3 You! é ser uma das poucas opções no mercado de motor turbo abaixo dos R$ 100 mil. A Citroën já oferecia outras três versões do modelo, com bloco 1.0 aspirado e preços mais baixos.
Live: a partir de R$ 76.890;
Live Pack: a partir de R$ 84.690;
Feel: a partir de R$ 87.590;
You!: R$ 95.990.
Por mais que seja a versão topo de linha do C3, a versão You! quer conquistar quem busca a performance mais gostosa de dirigir um motor turbo e não faz tanta questão de visual esportivo ou muitos itens de tecnologia embarcada.
No segmento turbo, o Citroën C3 You! tem o preço mais atrativo.
Citroën C3 You: a partir de R$ 95.990;
Peugeot 208 Allure Turbo: a partir de R$ 98.990;
Chevrolet Onix AT Turbo: a partir de R$ 100.730;
Volkswagen Polo TSI: a partir de R$ 102.990.
Mas, comparado aos preços de entrada dos campeões de venda, sem motor turbo, ele está cerca de R$ 6 mil acima do mais caro.
Citroën C3 Live 1.0 MT: a partir de R$ 77.890;
Peugeot 208 Like 1.0 MT: a partir de R$ 75.590;
Chevrolet Onix 1.0: a partir de R$ 87.790;
Volkswagen Polo Track: a partir de R$ 89.290.
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Impressões sobre o Citroën C3 You!
Ao volante, o novo C3 You! é tão interessante quanto o prometido pelo motor turbo. Em relação ao 1.0 tradicional, a nova versão tem um ganho considerável de potência e força: sai de 75 cv para 130 cv de potência (um aumento de 73,33%) e um torque que passa de 10,7 kgfm para 20,4 kgfm (mais 90,6%).
A Citroën usa o motor T200 também no Aircross. Ele é um antigo conhecido, usado em outras marcas da Stellantis, empresa responsável pela marca francesa e outras como Peugeot, Fiat, Jeep, RAM e Chrysler.
O T200 surgiu primeiro no Fiat Pulse, em 2021, está presente também na Fiat Strada e Fiat Fastback, além do Peugeot 208. No lançamento, a Citroën precisou calibrar freios e suspensão para acomodar a potência mais elevada, além do novo peso que o motor 1.0 turbo tem.
Citroën C3 You!
André Fogaça/g1
Já a suspensão continua tão macia quanto todas as outras versões. Isso pode ser visto de duas formas: vale manter o acerto de apelo urbano — em que as molas precisam ser capazes de não passar o impacto dos buracos para os ocupantes do veículo —, mas seria melhor ter mais estabilidade em um carro mais potente.
A altura da suspensão dá a sensação de um pequeno SUV. Durante os testes, houve alguma falta de tração em um dos lados do veículo em curvas mais fechadas, em especial nas retomadas.
O câmbio CVT também cria um efeito curioso. Uma das novidades do C3 You!, ele foca em conforto nas trocas de marcha e em atingir bons números de consumo de combustível. Por outro lado, um motor turbo chama uma esportividade, que só vai ser atingida nas trocas manuais da manopla.
Acabamento em plástico duro demonstra baixa qualidade, mas o visual agrada
André Fogaça/g1
Em suma, é muito agradável para rodar no dia a dia das cidades, mas o tempo para retomadas é maior no ajuste automático do câmbio CVT.
Como a principal diferença da versão está no motor turbo, o C3 You! não tem praticamente nenhum sistema de auxílio ao motorista (ADAS, em inglês). Não há piloto automático, nem limitador de velocidade.
O único auxílio ao motorista é o comum assistente de partida em rampa, que segura o carro firme em ladeiras quando o motorista tira o pé do freio.
Motor 1.0 turbo do Citroën C3 You!
André Fogaça/g1
O interior é onde a matemática para fechar o preço do “turbo mais barato do Brasil” se mostra mais necessária. Três fatores são mais notáveis, que não mudaram em relação ao C3 comum.
Acabamento predominante em plástico duro e encaixes não tão firmes;
Sistema de ventilação com bastante ruído, mesmo em velocidades menores;
Painel de instrumentos digital simples, apenas com velocímetro, indicador de marcha, odômetro e níveis de combustível e temperatura da água do radiador. Em um carro turbo, faz falta o conta-giros.
Painel digital é pequeno e sem conta-giros
André Fogaça/g1
Quais os prós e contras do C3 You!?
Na avaliação final, o C3 You! não faz feio ao volante, mas também não faz esquecer que é feito para ser um carro mais barato que seus concorrentes.
Veja abaixo três fatores positivos e negativos, segundo a avaliação do g1.
▶️ PONTOS POSITIVOS
Preço agressivo, menor que todos os concorrentes diretos;
Motor 1.0 mais potente que o 1.6 aspirado;
Suspensão e câmbio CVT dão maior conforto na cidade.
▶️ PONTOS NEGATIVOS
Painel de instrumentos digital é pequeno e sem conta-giros;
Acabamento todo em plástico duro, sem diferenciais;
Câmbio CVT prejudica as retomadas esperadas de um turbo.
Citroën C3 You!
André Fogaça/g1