Motos chegam com preços de R$ 33.990 e R$ 57.990 e passam a ser equipadas com painel digital, conectado, e embreagem mais leve. MT-03 (à esquerda) chega por R$ 33.990, enquanto a MT-07 (à direita) tem preço inicial de R$ 57.990
Divulgação | Yamaha
As novas motos da Yamaha, a MT-03 e a MT-07, chegaram ao Brasil, seis meses após terem sido lançadas na Europa. O lançamento aconteceu durante um evento da empresa em São Paulo, na noite da última quinta-feira (20).
As motocicletas vêm com um visual “naked” — no qual grande parte dos componentes fica exposta e sem carenagem —, e chegam para competir nos segmentos de entrada e na categoria de média cilindrada, respectivamente.
Além das mudanças visuais das motocicletas, ambas oferecem conectividade com o celular e são equipadas com embreagem assistida e deslizante, que evita trancos ao engatar as marchas, mesmo que o piloto solte a alavanca com rapidez. Veja mais detalhes abaixo.
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Yamaha MT-03
A “naked” de entrada da Yamaha, que custa R$ 33.990 (sem frete), será a principal concorrente da Honda CB 300F Twister. A moto já começou a ser produzida pela fábrica da Yamaha em Manaus e deve chegar às lojas em abril, em três opções de cor: X-Black (preta fosca), Ice Fluo (cinza fosca) e Racing Blue (azul metálica).
Visualmente, as “naked” (ou nua, em inglês) possuem menos carenagem, que são aquelas peças plásticas que ajudam a dar formato para a moto. As carenagens também auxiliam no efeito aerodinâmico do modelo.
Por não possuírem carenagem, alguns consumidores acreditam que esse tipo de moto possui aspecto mais agressivo, com motores e partes técnicas à mostra.
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Além disso, a motocicleta ganhou novos faróis. Agora, as luzes de rodagem diurna de LED estão divididas em dois segmentos e se localizam acima do farol, que também é de LED.
Outra novidade está no assento, que ficou seis milímetros (mm) mais estreito — o que proporciona um melhor encaixe na moto. Em contrapartida, o banco do garupa ficou 20 mm mais largo e com uma espuma mais espessa, para trazer mais conforto. A traseira também recebeu uma nova lanterna.
Por fim, o novo painel ganhou conectividade. Sendo 100% digital com tela de LCD, as informações da velocidade, tacômetro, indicador de marcha, marcador de combustível, temperatura e relógio, entre outros, aparecem tanto no modo diurno (com tela clara) quanto no noturno (blackout).
A conexão com celular se dá por Bluetooth e indica no painel o estado da bateria do smartphone. Há ainda as indicações de mensagens e chamadas recebidas e perdidas.
Diferente de outros modelos que já vêm equipados com versões USB do tipo A e do tipo C, a nova MT-03 tem apenas a tomada tipo A com tampa.
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Assim como a versão de média cilindrada, a nova MT-03 vem com embreagem deslizante e assistida, ou seja, que precisa de menos esforço para acionar o manete.
O motor da MT-03 é de 321 cilindradas, que disponibiliza 41,3 cv de potência e 3 kgfm de torque. O conjunto motriz é completado por um câmbio de cinco velocidades.
Os freios possuem tecnologia ABS nas duas rodas. A concorrente japonesa CB 300F Twister com freio ABS custa R$ 25.070 (sem frete), ou seja, R$ 8.920 a menos que a moto da Yamaha. Porém, a CB 300F tem uma artilharia menor: são 24,5 cv de potência e 2,5 kgfm de torque.
Yamaha MT-07
Já a “naked” de média cilindrada da Yamaha, que deve chegar às concessionárias apenas em maio, vem para competir com a Honda CB 650R. O preço sugerido pela montadora, sem frete, é de R$ 57.990 — valor R$ 5.400 acima da rival, que custa R$ 52.590.
A MT-07 também possui luzes diurnas de LED bipartidas, mas a diferença está na posição do farol, que fica acima das luzes diurnas.
O painel da nova MT-07 é de TFT de cinco polegadas. Além de ser maior que o da MT de entrada, o painel também pode ser alterado entre os modos diurno e noturno e, como vantagem, mostra o mapa das ruas direto na tela, por meio do aplicativo Y-Connect — o que permite que o piloto se oriente olhando direto no painel.
Para isso, a Yamaha alega que é preciso baixar (gratuitamente) o aplicativo da Garmin StreetCross e emparelhar o celular com o painel da motocicleta.
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O motor, de 698 cilindradas, consegue entregar 73,4 cv de potência e 6,9 kgfm de torque. Nessa categoria de média cilindrada, a moto da Honda leva a melhor na ficha técnica, pois entrega 88,4 cv de potência (15 cv a mais) e 6,1 kgfm de torque.
O tanque também é menor que o da concorrente, com 13,6 litros, enquanto o da CB 650R possui 15,4 litros.
A MT-07 também estará disponível em três opções de cor: X-Black (preta fosca), Ice Fluo (cinza fosca) e Racing Blue (azul metálica).