Leapmotor C10 será lançado no Brasil em novembro de 2025
Pouco conhecida no Brasil e em muitos outros países, a Leapmotor chega ao mercado nacional em novembro deste ano, trazida pela Stellantis — grupo responsável por marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën. Os carros serão exibidos o Salão do Automóvel.
Com foco na venda de carros 100% elétricos, a empresa começa suas operações no Brasil sem produção local. No entanto, contará com 34 concessionárias e um centro de distribuição em Betim (MG), já utilizado pelas marcas do grupo Stellantis.
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Além do centro de distribuição, o polo de desenvolvimento da Stellantis, também localizado em Betim (MG), será responsável por ajustar os modelos da Leapmotor ao estilo de condução dos brasileiros.
“Todos os sistemas do veículo são considerados para entregar um conteúdo alinhado com a nossa cultura, o nosso modo de dirigir. Quando a engenharia propõe um trabalho de desenvolvimento, não temos qualquer restrição sobre o que pode ser feito”, revela Marcio Tonani, vice-presidente sênior de engenharia produto para a Stellantis.
A Leapmotor é uma jovem empresa chinesa, com apenas dez anos de existência — o que a coloca no grupo de startups como a Neta, que chegou a lançar dois modelos no Brasil.
A companhia recebeu um investimento de 1,5 bilhão de euros da Stellantis em 2023 e, desde 2024, tem comercializado seus modelos fora da China. Atualmente, a dona da Fiat detém 49% das ações da empresa.
Diferente de concorrentes como BYD e GWM, a Leapmotor atua exclusivamente com veículos elétricos ou modelos que utilizam um pequeno gerador para aumentar a autonomia — sistema chamado de REEV.
C10 é o primeiro carro da marca
O Leapmotor C10 será o primeiro modelo da fabricante chinesa a desembarcar no Brasil. Trata-se de um SUV de porte médio, com dimensões semelhantes às do Jeep Commander.
Externamente, o C10 apresenta um visual semelhante ao de outros SUVs chineses, com destaque para o estilo minimalista, já visto em modelos como o Geely EX5. As maçanetas embutidas lembram as da GAC, enquanto as rodas têm um design mais aberto.
O sistema de propulsão é totalmente elétrico, com 231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque. Há também uma versão com extensor de autonomia, que utiliza um motor 1.5 a gasolina apenas como gerador para ampliar o alcance do carro.
Leapmotor C10
Esse motor não aciona diretamente as rodas, o que mantém o C10 como um veículo elétrico, e não híbrido. Segundo a Leapmotor, apesar de ser a combustão, o propulsor não gera vibrações nem ruídos excessivos dentro da cabine.
Na parte interna, o C10 segue a tendência dos carros chineses atuais: aposta no design minimalista e traz acabamento com materiais macios em boa parte da cabine.
O console central não possui botões físicos — nem mesmo para o câmbio. Já os controles dos retrovisores laterais ficam integrados à central multimídia de 14,6 polegadas, com visual flutuante, semelhante à de modelos concorrentes, especialmente os da BYD.
O volante traz seletores giratórios parecidos aos usados pela Tesla. Eles substituem os botões tradicionais e desempenham várias funções, todas indicadas pela central multimídia.
O Leapmotor C10 é equipado com 12 sensores ultrassônicos, cinco radares de ondas e dez câmeras distribuídas pelo veículo, que auxiliam nas funções de condução semiautônoma.
Leapmotor C10 por dentro
Leapmotor B10 chega depois
Além do C10, a Leapmotor também já confirmou outro SUV para o Brasil: o B10.
O B10 é um SUV médio com visual muito parecido com o C10, tendo como principal concorrente o BYD Yuan Plus. O motor do modelo chinês entrega 218 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, o novato tem 14 cv a mais, mas 7,11 kgfm a menos.
Serão duas versões de autonomia, alimentado por baterias de 56,2 kWh ou 67,1 kWh. No ciclo europeu, a autonomia pode chegar a 380 km e 460 km, respectivamente.
No Brasil, o Inmetro adota uma metodologia que costuma reduzir os números em cerca de 30% em relação ao padrão europeu. Portanto, a autonomia esperada é de aproximadamente 270 km e 330 km, respectivamente.
Internamente o B10 tem a mesma central multimída do C10, mas o local onde fica o display não é liso. Há pequenos furos que podem ser usados para acoplar acessórios, todos vendidos pela Leapmotor.
Um detalhe chama atenção: a presença do chip Snapdragon, da Qualcomm, a mesma fabricante que cria processadores para smartphones Android. No B10, está presente o modelo SA8155P.
Leapmotor B10
divulgação/Leapmotor
De acordo com a Qualcomm, esse chip pode exibir conteúdo em até três telas simultâneas, todas em resolução 4K. Ele também oferece conectividade 4G e é compatível com o Android Automotive — versão do sistema operacional usada em carros de marcas como Chevrolet e Volvo.
No Leapmotor B10, o chip controla toda a central multimídia, além das câmeras e sensores que auxiliam o motorista. Entre os recursos estão freio automático de emergência, sistema de manutenção em faixa e piloto automático adaptativo, com ajuda de laser (LiDAR) para identificar com mais precisão os carros, motos e pedestres à frente.
Segundo a Leapmotor, o B10 será lançado no Brasil já nas próximas semanas.